This page was built with gilacms.com Build your website now ⇾

Paio Amado Action Figure

Posted on July 23, 2021

Figura do Paio Amado com os adereços: cajado, pedra tumular e estátua da Nossa Senhora da Abadia

Após ter encontrado no lixo um caixote de brinquedos com vários bonecos de forma humana, encontrava-se um que pelo seu ar andrajoso remetia a sua imagem aos monges eremitas, foi assim produzido a action figure do Paio Amado, o monge que fez parte da lenda da aparição.

No povoado do Bouro de Santa Maria, onde no final do século IX, existia o Mosteiro da Montanha. Nessa época, durante as invasões dos árabes muçulmanos, os monges tiveram de abandonar a Abadia à pressa, ocultando a imagem da Virgem Maria, numa gruta mais distante. 

Séculos mais tarde, a Abadia foi ocupada pelo solitário eremita Frei Lourenço, já idoso e com fama de santidade. A ele, também se juntou Paio Amado, um fidalgo da corte de Dom Afonso Henriques, que após a morte da esposa abandonou a vida mundana para se dedicar somente a Deus. Alguns anos depois, diz a tradição que, certa noite durante as orações, o então Frei Paio avistou uma misteriosa luz, no meio do bosque da montanha. No dia seguinte contou ao Frei Lourenço, que à noite, juntou-se a ele para as preces e também viu a intensa luz surgir no mesmo local. Ao amanhecer os dois foram para lá e encontraram a antiga imagem Nossa Senhora da Abadia na entrada da gruta.